Contabilidade Geral EmÁudio: Demonstração do Resultado do Exercício - Parte 3
Cheguei, e aí, turma, tudo certinho, né?
Agora vamos falar de cada um dos elementos da DRE de uma maneira mais detalhada, beleza?
Tá pronto aí?
Bora começar com a nossa receita bruta, turma.
Imagine que eu tenho uma empresa que revende um modelo de bola de basquete, tá legal? Gosta de basquete?
Eu também. Agora, imagine que cada bola seja vendida por 100 reais. Para encontrar a receita bruta do período, eu preciso multiplicar esses 100 reais pelo número de bolas que foram vendidas no período. Então, se foram vendidas 1000 bolas no período, teremos o seguinte cálculo:
Então me ajuda aí a calcular essa receita bruta, tá? A conta seria a seguinte: 100 reais vezes 1.000, que totaliza 100 mil reais. Ou seja, a nossa receita bruta do período é 100 mil reais.
Você já entendeu a ideia da receita bruta, não é mesmo?
Agora a gente precisa falar das deduções da receita bruta, bora lá?
No áudio anterior, vimos que essas deduções incluem as devoluções e cancelamentos de venda, os tributos sobre vendas, os descontos incondicionais, os abatimentos concedidos e o ajuste a valor presente de vendas.
Começando então, pelas devoluções de venda.
O nome é bem claro, não é? Ocorre quando vendemos uma mercadoria, mas o cliente resolve devolvê-la. Aqui, é importante salientar que entrarão como dedução da receita bruta apenas as devoluções referentes a vendas do próprio período, beleza?
Se é uma devolução referente a um período anterior, entrará como despesa de vendas e não como dedução da receita bruta.
Aí vem a pergunta: Como assim, devolução de período anterior, professor?
Bom, digamos que a gente tenha efetuado uma venda no final de dezembro do ano X1, se em janeiro do ano X2, o cliente realizar a devolução, teremos uma devolução referente a um período anterior. A venda ocorreu em um ano, mas a devolução ocorreu no outro. Compreende? Então, via de regra, as devoluções entram como dedução da receita bruta. Porém, se for uma devolução referente a um período anterior, entrará como despesa de vendas.
Ainda no âmbito das deduções.
Ler mais