Contabilidade de Custos EmÁudio: Ponto de Equilíbrio Contábil
Antes de eu introduzir a fórmula para calcularmos o ponto de equilíbrio contábil, gostaria que a gente voltasse a falar um pouco da margem de contribuição, pode ser,? Aprendemos que a margem de contribuição total pode ser encontrada da seguinte forma: pegamos a receita de vendas e subtraímos os custos variáveis e as despesas variáveis. Não é assim?
Então a margem de contribuição total representaria aquilo que me restaria para pagar os custos e despesas fixos. Se sobrar alguma coisa, depois de subtrairmos os custos fixos e despesas fixas, esse será o nosso lucro. Todavia, se a nossa margem de contribuição for exatamente igual ao valor dos nossos custos fixos e despesas fixas, teremos zero de lucro, concorda?
Dessa forma, a gente pode dizer que quando a minha quantidade vendida gerar uma margem de contribuição exatamente igual à soma dos custos fixos e despesas fixas, eu terei o meu ponto de equilíbrio, uma vez que o lucro será zero, conseguiu entender?
Dito isso, vamos aprender a fórmula do ponto de equilíbrio contábil. Essa fórmula irá me dar um resultado em termos de quantidade de venda... Ler mais