Informática EmÁudio: Ameaças: Malwares (Parte 2)
Fala jovem, tudo certo?
Nesse EmÁudio, vamos falar dos outros tipos de malwares.
No áudio passado, conversamos sobre o vírus, lembra?
Vamos juntos, não desanima não, que esse assunto é super importante para a sua prova.
Hora de falar do worm, já ouviu falar dele?
Não? Eu te explico.
Worms são programas auto-replicantes, passando de um sistema a outro sem necessariamente utilizar um arquivo hospedeiro, além disso, pode causar danos sem ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.
Professor, o worm é executado ou não é?
Todo programa em um computador precisa ser executado, um worm para se auto-replicar, precisa estar em execução.
O que difere o worm de um vírus, por exemplo, é que, enquanto o vírus é executado por uma ação explícita do usuário, como um clique duplo no arquivo malicioso, o worm explora vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
Por exemplo, a execução do arquivo infectado autorun.inf em um pendrive. O computador que está configurado para executar automaticamente esse arquivo em mídias removíveis pode ser contaminado apenas com a inserção do pendrive no computador. O arquivo malicioso será executado, mesmo que o usuário não tenha feito nada.
Entendeu?
Beleza, vamos em frente.
Bora aprender sobre o bot e botnet.
Bot o quê, professor?
Eu explico.
Bot é um programa que dispõe de mecanismos com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente, propaga-se de maneira similar ao worm, o computador infectado por um bot pode ser chamado de zumbi, pois pode ser c... Ler mais