Informática EmÁudio: Firewall (Parte 2)
Olá jovem, beleza?
Bora continuar nossa conversa sobre o Firewall?
Cola em mim!
No EmÁudio passado, começamos a conversar sobre os tipos de Firewall, falamos do Firewall de filtragem de pacotes e do filtro de pacotes baseados em estados, tá lembrado?
Ainda tem alguns outros tipos que precisamos bater um papo. Vamos juntos!
Vou começar nossa aula falando do Proxy, ou Firewall de aplicação.
Amigo, o Proxy funciona como um intermediário entre o usuário e o mundo exterior, com o Proxy, todas as requisições de rede ao usuário vão primeiro ao Proxy, para depois partirem do Proxy para a internet.
Redes que utilizam Proxies costumam ser organizadas, pois os Proxies costumam ser os gateways entre as redes, obrigando que o fluxo de dados passe por ele.
Ora, se o Proxy é uma espécie de pedágio, fica mais fácil aplicar uma política de segurança de forma centralizada.
Como vantagens, ele aceita autenticação do usuário, impedindo que dispositivos não autorizados desfrutem dos recursos da rede.
Como desvantagem, o Proxy é bem mais lento do que Firewalls mais elementares, afinal, com políticas de filtragem alcançando a camada de aplicação, o custo de processamento é mais elevado, com maior consumo de recursos do servidor.
Suave na nave, posso continuar?
Maravilha!
Hora de falar dos Firewalls pessoais.
Proteções robustas implementadas em redes de computadores sempre serão bem-vindas, né, jovem?
Porém, não podemos dispensar a proteção individual das máquinas, mesmo porque você, usuário comum conectado diretamente à rede, não pode abrir mão de proteção contra ataques externos. É por isso que computadores domésticos, como Windows, Linux ou Mac, costumam vir com Firewalls ativos por padrão.
A propósito, espero que você tenha entendido o espírito do Firewall, ele será eficiente contra tudo o que passar pela rede, se existe um bot no seu computador que se comunica com o invasor, ele cortará o contato, se... Ler mais