Informática EmÁudio: Ferramentas Antimalware
Olá jovem!
Pronto para aprender sobre as ferramentas antimalware?
Beleza então, cola em mim que é sucesso!
Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador, antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo.
Dentre as diferentes ferramentas existentes, a que engloba a maior quantidade de funcionalidades é o antivírus.
Apesar de inicialmente eles terem sido criados para atuar especificamente sobre vírus, com o passar do tempo, passaram também a englobar as funcionalidades dos demais programas, fazendo com que alguns deles caíssem em desuso.
Os antivírus comerciais, em sua maioria, podem funcionar por método de assinaturas ou censureamento heurístico.
Amigo, vírus conhecidos possuem assinaturas, ou seja, um pedaço de arquivo conhecido que, quando identificado, acusa a presença do vírus, nesse caso, usa-se o método de assinaturas.
Já o censureamento heurístico é útil para vírus desconhecidos, analisa o comportamento do programa para identificá-lo como vírus.
Deu para entender?
Os antivírus possuem várias técnicas para analisar o conteúdo dos arquivos, quem não conhece, tende a achar que os antivírus apenas reconhecem vírus que já existem e, na verdade, acabamos de ver que é bem mais do que isso.
Você precisa tomar alguns cuidados jovem.
Vem comigo que eu te falo.
Tenha um antimalware instalado em seu computador.
Utilize programas online quando suspeitar que o antimalware local esteja desabilitado ou comprometido ou quando necessitar de uma segunda opinião se quiser confirmar o estado de um arquivo que já foi verificado pelo antimalware local.
Além disso amigo, configure o antimalware para verificar toda e qualquer extensão de arquivo e para verificar automaticamente arquivos anexados aos e-mails e obtidos pela internet.
Configure também o antimalware para verificar automaticamente os discos rígidos e as unidades removíveis, como pendrives, CDs, DVDs e discos externos.
Ah jovem, mantenha o arquivo de assinatura sempre atualizado e configure o antimalware para atualizá-lo automaticamente pela rede, de preferência diariamente.
Mantenha o antimalware sempre atualizado, com a versão mais recente e com todas as atualizações existentes aplicadas.
Evite executar simultaneamente diferentes programas antimalware.
E por último, mas não menos importante, crie um disco de emergência e utilize-o quando desconfiar que o antimalware instalado está desabilitado ou comprometi... Ler mais