Informática EmÁudio: Computação em Nuvem
Olá, jovem! Pronto para aprender um pouco sobre computação em nuvem? Beleza então. Cola em mim que é sucesso!
Vamos começar com uma historinha. Na década de 90, a internet era um item de luxo. Conexão discada, assinatura cara, acesso lento e vagaroso. Acho que foi dessa época que veio o termo navegar, pois dentro de um barco em alto mar temos a sensação de estarmos quase parados.
Com a chamada comoditização da internet, cada vez mais usuários no mundo possuem acesso de boa qualidade à rede mundial de computadores. A velocidade de acesso contínuo, na ordem dos megabits por segundo, possibilitou o surgimento de toda uma gama de serviços que utiliza a internet como meio.
Apenas para ilustrar, quem tem smartphones, certamente já lhes foi sugerida a opção de guardar suas mídias favoritas em serviços como iCloud, Google Drive, OneDrive ou Dropbox. Quem utiliza o Gmail provavelmente já ouviu falar do Google Docs para a criação e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações online. O Office, em sua versão 365, também quer que seu computador, notebook, smartphone ou tablet interajam em uma única plataforma.
Enfim, estamos entrando na era da computação em nuvem e sabe-se lá onde isso vai parar. Mas quais as vantagens? Quais os desafios que a computação em nuvem enfrenta?
Amigo, ao adotar serviços na nuvem, os usuários dos serviços desfrutam de nítidas vantagens em relação a utilizar o mesmo serviço de forma dedicada.
A primeira vantagem é ter acesso de qualquer local. Você chegou a utilizar e-mail na década de 90? Então, naquela época, para ver o meu e-mail, era preciso estar no meu computador, na minha casa. Isso porque era necessário instalar uma ferramenta de correio eletrônico na máquina, configurá-la e somente naquela máquina eu poderia utilizar o serviço. Perceba que mesmo o e-mail, uma ferramenta online, ainda tinha uma orientação local.
E hoje em dia, como é? A partir de qualquer computador online, é só abrir o navegador web e acessar o serviço. Este exemplo é emblemático de como serviços em nuvem são concebidos. Tem que ser possível acessar de qualquer local, com qualquer dispositivo e qualquer sistema operacional.
Outra vantagem é a minimização dos riscos de infraestrutura. O exemplo do correio eletrônico é o exemplo Pessoa Física. Quando vamos para Pessoa Jurídica, também podemos perceber as vantagens dos serviços na nuvem.
Antigamente, ao abrir uma empresa que trabalha com grandes volumes de dados, o empreendedor precisava se preocupar demais com os custos das pesadas infraestruturas de data center. Equipamentos caros, que precisam de refrigeração e equipe técnica especializada para manutenção e evolução. Hoje em dia, basta contratar esses serviços na nuvem. O custo inicial é baixíssimo e pode aumentar à medida que a quantidade de dados cre... Ler mais