Informática EmÁudio: Computação em Nuvem - Modelos de Serviço
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Tudo certo, jovem? Sem enrolação, bora aprender mais um pouquinho. Coragem, foco na aprovação. Vem comigo!
Hora de falar sobre os modelos de serviços. Amigo, para fins de concurso, já que é isso que nos interessa, as bancas têm adotado a classificação de Healey, que hierarquiza os serviços na nuvem da seguinte forma.
E as do inglês Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como Serviço, que diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede. Em vez de adquirir todo o hardware, os usuários pagam pelo IaaS sob demanda.
Dependendo das necessidades de processamento e armazenamento, a infraestrutura é escalável, ou seja, pode crescer ou mesmo encolher, sem a necessidade da empresa ficar comprando ou vendendo equipamento. Por exemplo, Google Cloud Platform, Amazon Web Services. Pode ser chamada ainda de Hardware as Service, Haas. Logo, quando alguém vai no site da Amazon e escolhe um computador com alguma configuração, pagando um aluguel por hora, essa pessoa ou empresa está contratando um serviço típico de infraestrutura como serviço.
Além do IaaS, tem o PaaS. PaaS é a sigla para Platform as a Service ou Plataforma como Serviço. Aqui disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que os aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos e hospedados. Desta forma, as organizações se concentram no desenvolvimento, sem preocupações com a infraestrutura subjacente, ficando a cargo dos provedores gerenciar a segurança, sistemas operacionais, software de servidor e back... Ler mais