Informática EmÁudio: Modelos de Implantação de Nuvem
E aí jovem, tudo certo? Nesse em áudio vamos falar sobre os modelos de implantação de nuvem. Beleza? Não desanima não, foco na aprovação.
Amigo, as nuvens podem ser classificadas em quatro tipos básicos, públicas, privadas, híbridas e comunitárias. A escolha entre elas depende das necessidades das aplicações que serão implementadas.
Bora conversar um pouco sobre cada uma delas? Vem comigo!
As nuvens públicas são aquelas que são executadas por terceiros. As aplicações de diversos usuários ficam misturadas nos sistemas de armazenamento, o que pode parecer ineficiente no princípio. Porém, se a implementação de uma nuvem pública considera questões fundamentais como desempenho e segurança, a existência de outras aplicações sendo executadas na mesma nuvem permanece transparente tanto para os prestadores de serviços como para os usuários. Um dos benefícios das nuvens públicas é que elas podem ser muito maiores do que uma nuvem privada, por exemplo, já que elas permitem uma maior escalabilidade dos recursos.
Essa característica evita a compra de serviços adicionais para resolver alguma necessidade temporária, deslocando os riscos de infraestrutura para os prestadores de infraestrutura da nuvem. Há ainda a possibilidade de destinar algumas porções da nuvem pública para o uso exclusivo de um único usuário, criando o chamado Data Center Privado Virtual, que provê a esse usuário uma maior visibilidade de toda a infraestrutura.
Já as nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário. Diferentemente de um Data Center Privado Virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário e, portanto, ele possui total controle sobre como as... Ler mais