Áudio aula | 01 - A Marca faz Diferença | Economia | EmÁudio Concursos
Economia em Áudio: Marca Faz Diferença, Pessoal.

Tudo bem preparado para aprender mais um pouquinho.

Gente, neste módulo, vamos bater um papo sobre as estruturas de mercado, que são muito mais comuns na realidade, mas que, por algum motivo, as bancas não cobram muito bem. Então vamos lá, né? Já aprendemos que a concorrência perfeita é a estrutura de mercado que não possui concorrência nenhuma, e o monopólio. Agora vamos estudar os modelos da concorrência monopolista, oligopólio e concorrência política, que são de concorrência imperfeita, sem mais delongas.

Sebo só na caixa, gente, ter um mercado em concorrência perfeita é muito difícil de ocorrer. Na prática, algumas hipóteses são difíceis de serem observadas na realidade, como a transparência perfeita de informações. Por outro lado, ter uma empresa ofertando seu produto no mercado também não é comum. O mais comum é que haja competição, sim, mas uma competição imperfeita. Ou seja, que haja muitas firmas produtoras sem barreiras à entrada, mas que cada empresa faça o seu produto ser diferenciado, seja pela qualidade, pela aparência ou pela reputação. A marca de um produto é um reflexo dessa diferenciação.

Um auditor que trabalha com um amigo meu lá no TCU gosta muito de carros. Para ele, existem marcas que são boas e marcas que são ruins. Mesmo que o produto ofereça o mesmo serviço de transporte, a percepção do consumidor é que o carro de uma determinada marca realiza o transporte com mais qualidade do que o carro de outra marca. Por exemplo, o consumidor poderia comprar de qualquer uma das duas marcas. Isto é, as empresas competem entre si, mas cada empresa possui o monopólio do seu produto. O consumidor percebe essa diferenciação no produto pela qualidade, aparência ou reputação. Marca é um reflexo dessa diferenciação, pois influencia na reputação do produto.
<... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Economia - Concorrência Imperfeita - 01 - A Marca faz Diferença: SAIBA MAIS