Economia EmÁudio: A Marca faz Diferença
Fala pessoal, tudo bem?
Preparado aí, para aprender mais um pouquinho?
Gente, neste módulo, bateremos um papo sobre as estruturas de mercado, que são muito mais comuns na realidade, mas que, por algum motivo, as bancas não cobram muito. Bom, então vamos lá, né.
Já aprendemos que a concorrência perfeita e a estrutura de mercado que não possui concorrência nenhuma, é o monopólio. Agora vamos estudar os modelos da concorrência monopolística e do oligopólio, que são de concorrência imperfeita.
Sem mais delongas, simbora, som na caixa!
Gente, oh, termos um mercado em concorrência perfeita é muito difícil de ocorrer na prática, tá, algumas hipóteses são difíceis de serem observadas na realidade, como a transparência perfeita de informações. Por outro lado, ter uma empresa ofertando seu produto no mercado, também não é comum. O mais comum é que haja competição, sim, mas uma competição imperfeita. Ou seja, que haja muitas firmas produtoras, sem barreiras à entrada, mas que cada empresa faça o seu produto ser diferenciado, ou pela qualidade, ou pela aparência ou pela reputação. A marca de um produto é um reflexo dessa diferenciação.
Um auditor que trabalha com um amigo meu, lá no TCU, gosta muito de carros, para eles, existem marcas que são boas e marcas que são ruins, o produto oferece o mesmo serviço (transporte), mas a percepção do consumidor é que o carro de uma determinada marca realiza o transporte com mais qualidade do que o carro de outra marca por exemplo. O consumidor poderia comprar de qualquer uma das duas marcas. Isto é, as empresas competem entre si, mas cada empresa possui o monopólio do seu produto, e o consumidor percebe essa diferenciação no produto, pela qualidade, aparência ou reputação. A marca é um reflexo dessa diferenciação, pois influencia na reputação do produto, por exemplo.
A concorrência monopolística, portanto, é um mercado h... Ler mais