Economia em Áudio: Oligopólios
Olá, bem-vindo de volta!
Chegou a hora de aprendermos sobre os oligopólios. Aumenta o som aí, gente, um oligopólio é uma estrutura de mercado onde há poucos vendedores de um bem ou de um serviço ou de substitutos muito próximos, são muito comuns. Na realidade, o produto pode ser homogêneo ou heterogêneo. Se o produto for homogêneo, o preço será a única variável que influenciará a decisão de compra. Se o produto for heterogêneo, aí, pessoal, haverá outros fatores que devem ser levados em consideração na concorrência perfeita e na concorrência monopolística. As empresas competem entre si. Como cada uma delas influencia pouco o mercado, dada a competição, elas não precisam se preocupar muito em como os concorrentes vão reagir.
Na concorrência perfeita, o preço cobrado por cada empresa é o de mercado e acabou-se. Se uma firma cobrar acima do mercado, a demanda cairá a zero. Na concorrência monopolística, o preço é acima do custo marginal, mostrando que a empresa possui alguma margem de influência no preço. Porém, como são muitas firmas concorrendo com produtos d... Ler mais
Olá, bem-vindo de volta!
Chegou a hora de aprendermos sobre os oligopólios. Aumenta o som aí, gente, um oligopólio é uma estrutura de mercado onde há poucos vendedores de um bem ou de um serviço ou de substitutos muito próximos, são muito comuns. Na realidade, o produto pode ser homogêneo ou heterogêneo. Se o produto for homogêneo, o preço será a única variável que influenciará a decisão de compra. Se o produto for heterogêneo, aí, pessoal, haverá outros fatores que devem ser levados em consideração na concorrência perfeita e na concorrência monopolística. As empresas competem entre si. Como cada uma delas influencia pouco o mercado, dada a competição, elas não precisam se preocupar muito em como os concorrentes vão reagir.
Na concorrência perfeita, o preço cobrado por cada empresa é o de mercado e acabou-se. Se uma firma cobrar acima do mercado, a demanda cairá a zero. Na concorrência monopolística, o preço é acima do custo marginal, mostrando que a empresa possui alguma margem de influência no preço. Porém, como são muitas firmas concorrendo com produtos d... Ler mais