Direito Civil EmÁudio: Demais Classificações das Obrigações
Obrigações de execução instantânea são cumpridas em um só ato, de uma só vez e logo após a sua constituição. É o que ocorre na compra e venda com entrega imediata.
Obrigações de execução diferida também são cumpridas em um só ato, porém não de forma imediata e concomitante à sua constituição. A compra e venda com entrega futura é exemplo de obrigação de execução diferida.
Obrigações de execução continuada, periódica ou de trato sucessivo são aquelas que comportam diversas prestações ao longo do tempo, como ocorre na compra e venda com pagamento em parcelas.
Obrigações puras e simples, condicionais a termo e modais.
Obrigações condicionais estão sujeitas a uma condição - um evento futuro e incerto - e que, portanto, pode ou não ocorrer, do qual depende a exigibilidade da obrigação. Um exemplo seria o pai que se obriga a dar uma casa para a filha se ela se casar.
Obrigações a termo estão sujeitas a um termo - um evento futuro e certo - que necessariamente irá ocorrer e a partir do qual a obrigação será exigível. Um exemplo seria o pai que se obriga a dar um carro para o filho q... Ler mais