Contabilidade de Custos EmÁudio - Custeio por Processo
Para falarmos do custeio por processo, quero que lembre do exemplo da fábrica responsável pela produção e engarrafamento de um determinado suco. Ali, nós tínhamos a fabricação contínua de um produto padronizado e um grande volume de fabricação, não é mesmo? Era uma verdadeira produção em série. Pois bem, nesse cenário temos o que pode ser chamado de custeio por processo.
Aqui a gente não vai ter a preocupação de contabilizar os custos por ordem de uma maneira mais minuciosa. O que ocorre, na verdade, é a acumulação dos custos por departamentos. Outra diferença em relação ao custeio por ordem é que, no custeio por processo, temos o encerramento das contas no término de cada período, geralmente mensalmente. No custeio por ordem, as contas eram encerradas apenas quando terminadas as ordens, tá lembrado?
É importante reforçar que as questões de prova geralmente consideram a departamentalização como uma característica típica do custeio por processo. Isso faz algum sentido, pois no custeio por ordens, o uso da departamentalização é apenas facultativo. Voltando à linha de raciocínio no custeio por processo, ao final de cada período, teremos informações sobre os custos i... Ler mais