Áudio aula | 07 – Custo Padrão - Aprofundamento – Parte 2 | Contabilidade de Custos | EmÁudio Concursos
Contabilidade de Custos em Áudio: Custo Padrão, Aprofundamento, Parte Dois

Beleza, meu povo, vamos lá. Vamos continuar a ideia do áudio anterior e aprender como calculamos a variação de preço, a variação de quantidade e a variação mista.

Lembrando que a gente está falando sobre a matéria-prima para a produção de bolas de basquete. Vimos que no exemplo anterior, o nosso custo real foi três mil e seiscentos reais e o nosso custo padrão foi dois mil e quinhentos reais. Assim, temos uma diferença de mil e cem reais. Essa diferença foi desfavorável, ou seja, nosso custo real foi maior do que aquele que estipulamos como padrão.

Para verificarmos a variação de preço, a variação de quantidade e a variação mista, iremos basicamente decompor esses mil e cem em três partes. E é exatamente isso que irei te mostrar agora: como fazer para a variação da quantidade.

A gente faz o seguinte: pegamos a quantidade real utilizada e subtraímos a quantidade padrão. Aí o resultado dessa subtração, nós multiplicamos pelo preço padrão. Ou seja, a variação da quantidade é dada pela quantidade real, menos a quantidade padrão multiplicada pelo preço padrão. Lembrando o seguinte: nossa quantidade está em quilos e o nosso preço é o preço por quilo. Então está tudo certo, mas algumas vezes temos a quantidade em gramas e o preço por quilo, por exemplo. Aí devemos ajustar isso para trabalharmos com as mesmas medidas.

Mas voltando ao cálculo, temos que pegar a quantidade real, subtrair a quantidade padrão e depois multiplicar esse resultado pelo preço padrão. Nossa quantidade real que utilizamos para fabricar as cinco cem bolas foi trezentos quilos. Já a quantidade padrão era duzentos e quinze quilos. Então temos trezentos menos duzentos e quinze, que é igual a quinze. Agora precisamos pegar esses quinze e multiplicá-los pelo preço padrão, que é dez reais o quilo. Logo, temos quinze vezes dez que totaliza cento e cinquenta. Ou seja, a nossa variação na quantidade foi de cento e cinquenta. Esses cento e cinquenta foram desfavoráveis. Ou seja, é como se, em termos de quantidade, tivéssemos gastado cento e cinquenta a mais do que era esperado.

Uma dica: fazendo esse passo a passo que eu mostrei aqui, quando a variação for favorável, o sinal ficará negativo. Observe, temos a quantidade real menos a quantidade padrão na fórmula, não é mesmo? Pois bem, se a quanti... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade de Custos - Sistemas de Acumulação de Custos e Tópicos sobre Custo Padrão - 07 – Custo Padrão - Aprofundamento – Parte 2: SAIBA MAIS